segunda-feira, 28 de maio de 2012

Transtorno de Déficit de Atenção - Hiperatividade (TDAH)



Laboratórios lucram com banalização da hiperatividade
Segunda-feira 27 de março de 2006. 

Venda do metilfenidato, medicamento indicado para crianças com hiperatividade (TDAH), cresceu 940% entre 2000 e 2004. Embora não haja explicação concreta para esse aumento, alguns especialistas creditam o aumento à melhor divulgação do transtorno, enquanto outros consideram que a indústria farmacêutica investiu pesado em marketing.
Uma pesquisa divulgada no início do ano pelo Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos (Idum), constatou que entre os anos de 2000 e 2004 a venda do metilfenidato, indicado para o tratamento de crianças hiperativas, teve um expressivo crescimento de 940%. Embora não haja explicação concreta, alguns especialistas creditam o aumento à melhor divulgação do transtorno pela mídia, enquanto que outros o consideram um reflexo de investimentos da indústria farmacêutica no marketing do produto.

“Não há nada que justifique um pico tão alto como esse, não se trata de uma pandemia”, comenta Antônio Barbosa, Coordenador do Idum e membro do Conselho Federal de Farmácia. Segundo ele, é comum aumentar a venda de alguns remédios sazonais, como os para a gripe nos meses de inverno, ou em situações emergenciais, como uma pandemia. Mas este não é o caso do metilfenidato. “Não foram os médicos que resolveram mudar seus procedimentos. Vemos que existe uma forte ação dos laboratórios sobre esses profissionais. Indiretamente, a prescrição é feita por essa propaganda”, reforça Barbosa.

Segundo ele, o ideal seria que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) agisse quando acontecem esses picos na venda de certos remédios, regulamentando as ações dos médicos e das indústrias. “O que consideramos mais grave neste caso é a falta de responsabilidade social, especialmente em se tratando de medicamentos para crianças”, diz.

O Transtorno de Déficit de Atenção - Hiperatividade (TDAH) é uma perturbação mental de base neurobiológica caracterizada pela desatenção, hiperatividade e a impulsividade. Nos últimos anos houve um crescente interesse da mídia em divulgar o TDAH. Por um lado, isso ajudou muitos pais a compreenderem o problema e ajudarem no tratamento dos seus filhos, entretanto, também banalizou o diagnóstico. “Hoje se rotula muito. Em uma sala de aula, metade das crianças é considerada disléxica e a outra metade, com TDAH. Parece que os normais estão fora da escola”, aponta a neurologista Sylvia Ciasca, pesquisadora do Departamento de Neurologia da Unicamp.

Tanto a escola como as instituições de saúde estão lidando com um conceito extremamente complexo de uma forma banal, sem muito rigor e “os laboratórios começaram a investir nesse filão”, lamenta a neurologista da Unicamp. A postura agressiva que a indústria farmacêutica tem assumido para aumentar a venda do medicamento acentua esse quadro preocupante.

Sylvia Ciasca coordena um grupo multidisciplinar de pesquisas sobre o TDAH em crianças, no Hospital das Clínicas da Unicamp, e alerta que o tratamento com o remédio só é eficiente se a criança tiver acompanhamento integral de outros profissionais, como psicólogos e pedagogos. “Nós não medicamos a criança sem que ela esteja inserida em um sistema multidisciplinar de tratamento. O acompanhamento facilita o parar de tomar o remédio”.

Márcia Maria de Toledo, psicóloga da equipe, explica que o tratamento depende ainda da idade da criança. “Na idade pré-escolar, a criança ainda está aprendendo habilidades sociais, nesse caso, o tratamento é mais voltado para os pais e professores e, de preferência, sem medicações”. A partir dos sete anos, Toledo defende que a criança tenha um tratamento multifacetado, que envolva os profissionais da saúde com os pais e os professores, que precisam atuar como co-terapeutas.

Em alguns casos, no entanto, a psicóloga acredita que o remédio seja imprescindível. “Mas ele tem que ser usado por pouco tempo, até a criança aprender a viver sem a medicação. O remédio só remove o sintoma”, adverte.

O metilfenidato age reduzindo os três sintomas básicos do transtorno: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Os efeitos colaterais conhecidos são a diminuição do sono e do peso, além de dores de cabeça. Mas eles devem ser passageiros e suportáveis, caso contrário, a medicação precisa ser suspensa pelo médico. O remédio é eliminado do organismo em aproximadamente cinco horas.

O neurobiologista César de Moraes defende a necessidade do medicamento, independente de haver ou não acompanhamento. “Embora o ideal seja que a criança tenha um tratamento integral, com profissionais de diversas áreas atuando em conjunto, o risco de não tratar é muito maior que o risco de tratar somente com o medicamento. O metilfenidato, apesar de não curar, ajuda a melhorar os sintomas”. De acordo com ele, metade das crianças leva o transtorno para a vida adulta.

A Novartis, um dos laboratórios que fabrica o medicamento, acredita que o aumento das vendas se justifica pelo maior conhecimento dos profissionais da saúde sobre o transtorno e considera que, mesmo assim, o número de pacientes medicados é ainda muito pequeno. Segundo informou a assessoria de imprensa da indústria, eles estimam que 25.000 pacientes tenham sido tratados em 2005, mas, em contrapartida, dados de prevalência da doença (3% a 6% em crianças e 2% em adultos) apontam para cerca de 4 milhões de pessoas com TDAH no país. “Portanto, ainda que tenha havido aumento nas vendas, existem milhões de pacientes não diagnosticados ou não tratados”, informa.

Fonte: Labjor Unicamp
http://www.labjor.unicamp.br/midiaciencia/article.php3?id_article=193

Nenhum comentário:

Postar um comentário